Banner
Banner
Banner

Alimentação de potros - Curva de crescimento

POTROS EM CRESCIMENTO

Esse é um tema interessante e de grande variedade de abordagens,

Os especialistas em nutrição animal(que não é o meu caso) alertam para as necessidades e exigências nutricionais dos potros principalmente no fornecimento de fontes de cálcio e fósforo na proporção de 2 : 1.

Está comprovado que no primeiro ano de vida os potros crescem cerca de 60% de seu tamanho adulto,nas raças menos precoces ( crioulo), e até 70% nas raças precoces ( PSI,Quarto de Milha),o que torna-se notória a grande exigência de nutrientes nesta fase.

Minha experiência como criador me ensinou a valorizar sobremaneira essa fase de crescimento e procuro dentro do possível,dar condições aos potros para que manifestem seu potencial genético,suprindo essas exigências.

Uma boa pastagem com solo corrigido,uma suplementação mineral de qualidade são suficientes para o bom desenvolvimento dos potros. Acontece que nem sempre isso é possível devido a fatores diversos ( seca, solo,pastagem etc.),o que exige que se suplemente de alguma forma os animais.

Se for esse o caso muita atenção para o equilíbrio de fósforo e cálcio.

Tive sérios problemas uma época que precisei suplementar com grãos um lote de potros: causei um desequilíbrio de cálcio e fósforo,que causou uma série de disturbios,principalmente nos membros locomotores.

Ocorre que  a suplementação com grãos ( qualquer um)aumenta violentamente o fósforo e fornece quase nada de cálcio causando um desequilibrio sério com conseqüências graves,

E de nada adianta suplementar com mineral,já que os suplementos minerais vêem com um balanceamento em torno de  2 : 1, e assim o problema persiste.misturando em torno de 2,5% de calcáreo calcítico com os grãos.

Quando meu veterinário chegou a conclusão que os boletos inchados,que as claudicações e até um caso de laminite provinham da alimentação o simples balanceamento resolveu o   problema

Se a suplementação for feita por ração de boa qualidade o problema está resolvido.

As fábricas de ração tem programas específicos para a recria de potros, você pode consultar na web qualquer marca que te dará orientações valiosas.

Outra questão é  evitar o sobrepeso é preferível até  uma pequena deficiência alimentar que o excesso de peso.

Se o caso for de suplementação não podemos esquecer que há dois venenos para os cavalos  excesso de comida e falta de exercício.

RECOMENDO CONSULTAR:   www.Scielo.org/revistas  que é uma biblioteca científica com trabalhos de primeira linha neste assunto.

 

Boa noite e bom galope

Cezar Roberto Oliveira Kruger

Criação de Sites | Labres Publicidade